Jaya Yoga Shala

novembro 20, 2015



Hoje trago-vos (finalmente) a minha experiência acrobática na aula de Yoga Suspenso e devo confessar que não há melhor "escape" do que terminar a semana.

No fim de tarde da sexta-feira, véspera de Halloween, pelas 19h dirigi-me ao nº 82 na Av. Conde Valbom e subi até ao último andar para a minha aula experimental de Yoga Suspenso - Avançados. À entrada conheci a Diana (professora de Pole Dance) que prontamente apresentou-me o espaço: uma das salas com o pé-direito muito alto tinham suspensos um trapézio e tecidos; a outra, adornada com cordas na parede, algo semelhante à aula de Om Works. E havia ainda uma terceira sala apetrechada com equipamento de Pilates. Em suma um espaço acolhedor, familiar e simpático com uma pequena copa e um terraço exterior.



Entretanto chega o Rui OC e prontamente começamos a aula. Iniciámos com corrida e exercícios de aquecimento, seguindo-se as posturas suspensas e acrobáticas e, terminando com algumas posturas-típicas de yoga no chão. Cada postura suspensa era primeiro exemplificada e explicada e, depois experimentada pelos alunos. Sendo uma aula para avançados, os exercícios foram de cariz fortemente acrobático, implicando força, coordenação motora e muita concentração. Em cada postura procurei ser precisa na execução e rigorosa nos movimentos, mas acima de tudo, precisei de uma boa dose confiança em mim mesma, pois em determinados exercícios era preciso largar as mãos e deixar cair parte o corpo, deixando a gravidade realizar a sua tarefa. A concretização das posturas transporta em nós uma sensação de superação e vitória sobre medos que nem sabia que existiam. E foi justamente este sentimento de superação que deu nome ao espaço - Jaya Aerials Lab.


Jaya de origem em sânscrito significa vitória, como estado de superação. Jaya estimula a vontade de prosseguir, ultrapassando os diferentes "medos" que se vão instalando em nós.



O Yoga Suspenso surge em Lisboa através das metodologias desenvolvidas pelo Rui Oliveira Costa. À sua experiência como yogi aliou à sua paixão pela acrobacia, permitindo-lhe desenvolver e aperfeiçoar a sua interpretação desta prática. Como o nome sugere, as posturas da aula são realizada num tecido preso ao tecto a pouco centímetros do chão, e contrariamente ao que acontece numa aula de Yoga comum é nas posturas invertidas que iremos encontrar alguma facilidade, embora a exigência continue lá.



Como referi inicialmente, embora tenha experimentada uma aula para alunos avançados com forte cariz acrobático, no entanto, globalmente, as aulas assentam em 4 pilares: o Hatha Yoga(aumento da força, flexibilidade, equilíbrio), o Condicionamento físico, o Restaurativo (descontrair, relaxar, descomprimir, recuperar) e o Acrobático. A prática das posições invertidas suspensas, permite um forte efeito de descompressão da coluna vertebral, elimina as tensões, permitindo que a energia vital flua livremente. Juntamente com exercícios respiratórios e de interiorização da consciência, o praticante cria as condições ideais para a prática de meditação e relaxamento finais.
Brevemente Jaya Yoga Shala irá expandir-se e irão fundar o Jaya Lab, em Janeiro de 2016 terão mais novidades.

Quem & Onde

Rui Oliveira Costa • Facebook  
Rua da Escola de Medicina Veterinária 15/17, 1000-127 Lisbon, Portugal
Melhor acesso: Metro de Picoas



You Might Also Like

2 comentários


  1. Hey there! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be ok. I'm absolutely enjoying your blog and look forward to new updates. outlook login

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi! No I don't have a twitter account for the blog. I know the blog has been a little slow, but soon there will be more post. Thank you.

      Eliminar