Zero Waste

agosto 18, 2016



Nos últimos 2 anos tem vindo a falar-se cada vez mais da atitude "Zero Waste", esta consiste em reorganizar o nosso dia-a-dia minimizando a utilização do plástico, mas também na reutilização materiais e redução do nosso lixo.


Assim à primeira vista esta parece uma missão impossível pois o plático está em grande parte dos nossos produtos e objectos, mas é preciso começar pelos pequenos "nadas" e em pouco tempo é reduzir o lixo, mas também os gastos e as toxinas inerentes no uso prolongado do plástico.

Existem 6 príncipios base:

1. Evitar os descartáveis
2. Optar pelas opções reutilizáveis
3. Comprar orgânico e localmente
4. Reciclar, sempre!
5. Ser consumidor consciente
6. Optar pelo "Faça você mesmo"


Deixo aqui algumas ideias para começar:


Plástico Vs Alternativas
Uma ida ao supermercado consiste sempre levar o meu próprio saco, quer seja em tecido ou de materiais recicláveis. Grande parte das mercearias biológicas têm estes sacos à venda. Contudo existem outras situações em que o plástico pode ser facilmente substituído, como por exemplo: os cestos de verga para roupa, bancos de madeira, tábua de cortar em madeira, etc.


Guardanapos papel Vs Gaurdanapos de pano
Os guardanapos de pano era algo muito comum na casa dos meus avós, contudo este hábito tem vindo a perder-se, mas pode perfeitamente ser restituído, começando por costurar os meus próprios guardanapos e os respectivos envelopes.


Embalagens Vs Granel ou Avulso
Optar sempre por comprar granel ou avulso em alternativa às embalagens ou os pequenos sacos de plásticos para levar a fruta e os legumes. Para esta última, a melhor opção são sacos de rede ou de tecido com atilho. Quanto às embalagens optem sempre pelas que são recicláveis. Em Lisboa já existem os mercados tradicionais e algumas mercearias onde podemos comprar a granel.


Tupperware Vs Vidro e Alumínio
Guardar a comida no frigorifico ou levar o almoço para o trabalho costumam ser os principais utilizações das embalagens de plástico tupperware. A solução para condicionar a comida no frigorifico passa por recipientes de vidro, este podem ser tapados com folha de alumínio ou os tecido moldáveis da Abeego ou Bee's Wrap. Para levar o almoço para o trabalho sempre podemos recorrer as tradicionais marmitas de alumínio.


Escovas de plástico Vs Escovas de madeiras e fibras
Esta será provavelmente a opção mais cara desta lista. Optar por adquirir escovas para os dentes e cabelo em madeira ou bambo. São escovas que exigem a mesma manutenção das escovas de plástico, mas são recicláveis e reutilizaveis para outros fins.


Pensos e Tampões Vs Copos Menstruais
Embora os copos menstruais sejam todos de sicilone medicinal têm a vantagem de ter um tempo médio de utilização de 10 anos, isto quando a manutenção é feita correctamente. Deste modo poupamos o ambiente dos tradicionais pensos e tampões de plástico e algodão.


Cápsulas Vs Máquinas de Café
Todos sabemos a facilidade de fazer um café através de cápsulas de alumínio, no entanto, recomendo que façam o vosso café matinal na chaleiras de metal.


Limpeza com químicos Vs Limpeza orgânica
Para este tópico é essencial que haja algum conhecimento das máterias que existem no mercado e como fazer os seus próprios produtos de limpeza. No entanto, podem começar por adquirir escovas de madeira ou produtos "plastic free". Eu tenho vindo a reduzir nos produtos de limpeza por sabão azul e branco, pois é um poderoso desinfectante e dura uma eternidade.


Garrafas de plástico Vs Garrafa reutilizáveis
As garrafas de plástico são um dos principais problemas do lixo na nossa sociedade. Milhões de garrafas e copos de plástico são largados no lixo, bem como, já se sabe que as garrafas de plástico podem conter toxinas prejudiciais ao nosso organismo. A solução é optar pelas garrafas utilizáveis em vidro, alumínio ou até mesmo em plástico reclicado com "BPA-free".


Compostagem
Para todos os citadinos este é provavelmente o passo mais difícil, mas o mais importante. A compostagem consiste em reservar um recipiente na varanda ou no quintal onde irá deitar "fora" toda a matéria orgânica - cascas de ovo e de legumes e fruta, borras de café, etc. Uma compostagem bem feita e com boa manutenção não tem cheiro e é bem útil para enriquecimento dos solos. Na minha opinião os municípios deveriam disponibilizar em todos os jardins uma câmara de compostagem comunitária. Contudo já existe boas opções para a realizar compostagem em apartamento.
Se tiverem mais sugestões partilhem!

You Might Also Like

0 comentários