Om Works

outubro 12, 2015


Om Works é o nome do projecto que fui conhecer na semana passada no coração do Bairro Alto, em Lisboa. As aulas em Hatha Yoga Dinâmico são monitorizadas por Rodrigo Pereira, yogi e surfista.

Om (ॐ) é mais do que um convite para o início da prática, diz-se ser o som primordial do nascimento do universo. A sua vocalização A-U-M faz-se na expiração, criando uma vibração interior que percorrer o corpo internamente, preenchendo-o com energia e tranquilidade.

Cheguei mesmo em cima das 20h, vinha apressada e carregada com material fotográfico. O Rodrigo tinha me dito que a campainha do estúdio estava designada com Sadhana (termo sânscrito que significa prática espiritual), entrei e deparei-me com um espaço extremamente confortável repleto de equipamentos para a prática. A energia local era tranquilizante com a luminosidade a meia-luz, quase que me forcei a mim mesma reunir-me àquele estado de serenidade.

Prontamente começamos aula e o Rodrigo explicou-me o estilo inerente à prática que estava prestes em iniciar: onde se procura estabelecer o equilíbrio entre a componente mais terapêutica de Iyengar Yoga com a componente mais dinâmica de Ashtanga Vinyasa. Ao longo a aula utilizamos cordas, mantas, cintos, bolster, placas e blocos, tudo para auxiliar nas posturas e evitar lesões.

Embora a metodologia das aulas assente em premissas universais: o rigor na execução das posturas e correcção; o respeito pelos limites da cada praticante; práticas completas desde do aquecimento, posturas (ásanas), técnicas de respiração (pránáyáma) e relaxamento profundo (yoganidra). O Rodrigo consegue, nas suas aulas, conciliar um verdadeiro desafio físico ao conhecimento e simbólico inerente à prática do Yoga. Por sua iniciativa, as aulas são regradas pelos 5 elementos: Terra, Água, Ar, Fogo e Êter - isto permite demonstrar e compreender como cada um dos elementos pode influenciar as posturas (ásanas), a respiração (pránáyáma) e a meditação. As aulas não são temáticas, mas há sim uma aprendizagem através daquilo que conhecemos melhor.






Quem & Onde

Rodrigo Pereira • Facebook | Website | Email
Melhor acesso: Metro da Baixa-Chiado ou Eléctrico 28

You Might Also Like

0 comentários